Psicóloga
Amanda Figueirôa K. de Sant' Anna
CRP 05/50553
Pedagoga e Psicóloga graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Psicoterapeuta Transpessoal e Psicoterapeuta de Regressão de Memória
Abordagem Transpessoal - "Somos seres integrais, onde corpo, mente , o social e o espírito estão conectados e portanto devem ser trabalhados juntos."
Psicoterapia para conflitos existenciais, transtornos da ansiedade, transtornos de personalidade, doenças psicossomáticas, depressão, transtornos do comportamento, tratamento de personalidades passadas (TVP), etc.
"A Psicologia transpessoal é uma abordagem da Psicologia considerada por Abraham Maslow (1908-1970) como a "Quarta Força da Psicologia", sendo a primeira força a Psicanálise, seguida da Psicologia comportamental, e a terceira a Psicologia humanista. É uma forma de sincretismo teórico, que abarca conteúdos de muitas escolas psicológicas, como as teorias de Carl G. Jung, Abraham Maslow, Viktor Frankl, Ken Wilber e Stanislav Grof. Surgiu em 1967 junto com Movimentos do Potencial Humano e New Age nos EUA, pelo pensamento de Maslow, que dizia que o ser humano necessitava transcender sua Psique (pessoal), conectando-se ao Todo, ou a outras realidades mais abrangentes (transpessoais)."
"A palavra transpessoal significa “além do pessoal”, e isso reflete bem o seu objetivo principal, que é explorar o crescimento humano e ajudar as pessoas a descobrirem a essência profunda que existe além das dimensões do ego."
"Os Psicoterapeutas transpessoais valorizam a totalidade, tendo em vista que a essência de cada indivíduo é uma combinação dos aspectos transpessoais, autotranscendentes e espirituais da experiência humana. Dentro dessa abordagem, todas as experiências vividas são consideradas valiosas, e cada um é tratado de acordo com seu esforço inato em direção a uma realidade mais elevada. "
"A Psicologia transpessoal tem como objeto o estudo da Consciência e de seus Estados não ordinários e, neste sentido, congrega vários Recursos Técnicos como a Hipnose, a Meditação e o Relaxamento. A Abordagem transpessoal tem atraído cientistas de diferentes áreas como na Física Goswami e Rocha Filho, que fazem a conexão entre o conhecimento científico padrão e as observações e proposições transpessoais."
"A abordagem transpessoal não vê a personalidade humana como limitada. Na realidade, ela considera certos traços e atributos de caráter como uma máscara de nossa verdadeira essência. É como se as pessoas que somos perante os outros fossem apenas uma casca que transporta as nossas almas. Nesse sentido, quem somos de maneira consciente é apenas uma janela para os nossos seres transpessoais.
É por isso que a psicologia transpessoal aborda, igualmente, todos os aspectos do ser (espiritual, social, intelectual, emocional, físico e criativo), para ajudar as pessoas a se curarem e, consequentemente, se potencializarem e crescerem. Ao melhorar todas as suas capacidades internas, um indivíduo pode se tornar um poderoso agente de mudanças e transformações."